domingo, 20 de abril de 2014

A moda chama-se Zentai e surge para ocultar a aparência física do julgamento dos outros. 


Fonte: Público



Ana Gonçalves

Esta espécie de traje inicialmente utilizado na arte cénica e mais tarde no mundo do fetiche erótico chegou agora às ruas do Japão. Chama-se Zentai e é, essencialmente, um macacão de lycra que cobre todo o corpo, da cabeça aos pés. Os amantes desta tendência, inspirada nos super-heróis, defendem que ao ocultarem a aparência física protegem a sua identidade, libertando-se do preconceito e julgamento dos outros. 

Esta moda teve origem em fóruns na Internet e passou à realidade através da criação de grupos de encontros de adeptos de Zentai. 

Este movimento ganhou uma maior projecção no Japão, depois dos órgãos de comunicação nacionais terem noticiado o caso peculiar de um jovem que, vestido de Power Ranger, tinha o costume de auxiliar senhoras, que no metro levassem consigo um carrinho de bebé, a subir e a descer escadas.  

No entanto, enquanto alguns dos seguidores deste fenómeno foram atraídos para esta moda pela prática de boas ações, outros são os que admitem que a associação a este grupo apenas se deveu ao misticismo sexual que o rodeia.  

Muitas vezes sentimo-nos um pouco perdidos, sem saber qual o nosso papel na sociedade e se esta nos sabe acolher devidamente. Desta forma, escondendo a aparência física encontra-se uma maneira diferente de comunicar com os outros, como o professor universitário Ikuo Daibo refere, expondo somente o "eu mais profundo".    


Tokyo Zentai Club é um dos exemplos de grupos de Zentai.  




Categories: , , ,

0 comentários:

Enviar um comentário